Campus Iturama participou de evento agrícola
Alunos e professores da UFTM, do Campus Universitário de Iturama, participaram, nos dias 27 e 28 de julho, do 3º Seminário de Agricultura Orgânica do Noroeste Paulista, concomitante à Feira de Produtos Orgânicos e Feira de Saberes, Sabores e Sementes, que aconteceram na cidade de Jales – SP, numa realização do Colegiado de Desenvolvimento do Território Noroeste Paulista.
A UFTM, por meio do Campus de Iturama, também integrou a Comissão Organizadora juntamente com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itesp, Embrapa, Ministério da Agricultura, dentre outras instituições. Docentes do curso de Agronomia participaram da organização do evento, aproveitando a oportunidade para divulgar os cursos oferecidos no campus Iturama – Agronomia, Ciências Biológicas e Química – além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Pronera, garantindo maior visibilidade aos cursos oferecidos pelo campus.
Segundo a coordenadora substituta de Extensão do campus Iturama, Aline de Oliveira Matoso, e membro da Comissão Organizadora, “a região Noroeste Paulista é próxima a Iturama, tendo ao total 46 municípios onde a principal atividade econômica é a agricultura, o que torna a presença da UFTM no evento muito importante. Além disso, o contato possibilitado com outras instituições promoverão adiante novas parecerias para ações envolvendo ensino, pesquisa e extensão”.
Mais de 500 pessoas de 63 municípios pertencentes a quatro Estados, além do Distrito Federal participaram do evento que teve na programação palestras sobre cultivo e produção orgânica de legumes, frutas, leite, ovos e frangos, bem como os benefícios e os desafios enfrentados, como infestação de pragas e doenças.
Paralelo ao Seminário, aconteceu a “Feira de Produtos Orgânicos” com alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos, a “Feira de Saberes” onde foram vendidos artesanatos, a “Feira de Sabores” na qual o visitante encontrou ervas, condimentos e especiarias e a Feira de Sementes, com troca de sementes, manivas, estacas e mudas entre produtores e entidades.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais