UFTM implementa Programa de Gerenciamento de Riscos
Iniciativas voltadas à prevenção, saúde e segurança no ambiente de trabalho
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), por meio do Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho (SEST), implementa o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), um instrumento de gestão interna que orienta as atividades dos setores responsáveis pela prevenção de riscos e desempenha papel fundamental na promoção da saúde e segurança da comunidade universitária.
O PGR visa promover a melhoria contínua das condições de trabalho por meio de ações sistematizadas e de caráter multidisciplinar. O programa possibilita o monitoramento das condições laborais, planejamento de medidas preventivas e avaliação dos riscos psicossociais. A Divisão de Vigilância e Promoção à Saúde (DVPS) identificou fatores associados ao estresse ocupacional, os quais fornecerão subsídios para iniciativas voltadas à promoção da saúde e ao aprimoramento do ambiente de trabalho.
A universidade também promove ações complementares, como a produção e atualização dos Mapas de Risco; a realização de inspeções periódicas; a promoção de treinamentos e capacitações destinados à conscientização e ao fortalecimento da cultura de segurança entre servidores e colaboradores.
Dessa forma, a UFTM reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente seguro e saudável, fortalecendo a cultura de prevenção e o cuidado com os servidores.
Redes Sociais