Abertas inscrições para as rodas de conversas Economia Solidária & Saúde Mental

Discentes de cursos de graduação da UFTM e de outras instituições de ensino, usuários, trabalhadores e gestores de serviços da Rede de Atenção Psicossocial já podem se inscrever para participar do evento acadêmico Economia Solidária & Saúde Mental, uma proposta do projeto de ensino e do Programa de Extensão Territórios de Vida.
Composto por três rodas de conversas na modalidade on-line: “Economia solidária & Saúde Mental: composições possíveis”; “A inclusão pelo Trabalho”; “Associações no campo da Saúde Mental”, o evento é fruto do projeto de ensino intitulado “Economia Solidária: arte, cultura, geração de trabalho e renda na Saúde Mental", em andamento desde março de 2025.
O evento acadêmico visa criar um espaço propício ao encontro de alunos de graduação, de profissionais e usuários da rede de atenção psicossocial para abordagem das políticas de saúde mental, da institucionalização da Economia Solidária e de iniciativas voltadas à incorporação da arte, da cultura, do trabalho e geração de renda desenvolvidas em âmbito nacional.
“Guiado por Paul Singer, o evento entende a economia solidária como um modelo de cooperativismo que supera a lógica capitalista de trabalho, fortalecendo o poder da contratualidade entre as pessoas e comunidades. No contexto da saúde mental, iniciativas de economia solidária compõem o rol de ações de geração de renda e trabalho por meio da arte e cultura e visam a reabilitação psicossocial. Assim, espera-se que a experiência possa incentivar a criação de pontos de economia solidária na Rede de Atenção Psicossocial Uberaba e fortalecer os núcleos existentes no município”, afirmou a docente Rosimar Querido, coordenadora do Programa de Extensão Territórios de Vida.
Programação: 3/11, 10/11 e 17/11, sempre às 18h30
Local: Google Meet
Inscreva-se pelo link na bio ou no formulário: https://forms.gle/BaejVefvwWpdi54D6
Divulgação nas redes sociais:
https://www.instagram.com/p/DQeHto7gMvz/?igsh=a3dkb2g5bWtvcjN5
Redes Sociais