Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Trabalho de mestranda da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática foi destaque em Simpósio Mineiro de Educação Química
Início do conteúdo da página
Prêmio

Trabalho de mestranda da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática foi destaque em Simpósio Mineiro de Educação Química

Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2025, 09h41

A apresentação da mestranda Elaine G. da Silva do trabalho intitulado "A interdisciplinaridade no novo ensino médio: o que professores têm a dizer sobre isso?", sob orientação da professora Janaína F. de Ornellas, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM), foi destaque no Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ).

O Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), um dos principais eventos regionais dedicados à reflexão crítica, à troca de experiências e à socialização de pesquisas e práticas pedagógicas inovadoras no campo da Educação Química aconteceu na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina – MG, nos dias 24 a 26 de setembro. Houve a participação de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área para promover o diálogo, a troca de experiências e a construção coletiva de saberes voltados ao ensino de Química. Com o tema “Integrando saberes no ensino e na formação de Professores de Química”, o evento propôs discutir estratégias e práticas que promovam a articulação entre diferentes saberes, visando à melhoria da formação docente e do ensino de Química. 



Dentre os trabalhos apresentados em todo o evento, ganhou destaque a apresentação da mestranda Elaine G. da Silva. "Gostaria de expressar minha gratidão pela premiação, que representa o reconhecimento do esforço e da dedicação investidos neste trabalho. Esse momento é muito significativo, pois valoriza a pesquisa e incentiva a continuidade de ações que contribuam para o fortalecimento e o avanço da Educação", pontuou Elaine.

"Pesquisar currículo em nosso país, sobretudo no ensino de ciências, nos mostra o quanto estamos em um campo de disputas, dilemas e também de resistências. Precisamos dessas pesquisas para fazer valer a nossa voz", concluiu Janaína, que é professora do Curso de Licenciatura em Química da UFTM e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências – FORPEC.

Fotos: Arquivo Pessoal de Janaína Ornellas

 

Fim do conteúdo da página