Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Diálogo sobre melhorias e desafios em relação a Projetos de Extensão foi tema em Audiência Pública
Início do conteúdo da página
Audiência Pública

Diálogo sobre melhorias e desafios em relação a Projetos de Extensão foi tema em Audiência Pública

Publicado: Segunda, 23 de Junho de 2025, 18h59

A Extensão universitária desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade plural, inclusiva e participativa. Permite ao aluno a percepção do mundo que o cerca, a construção e a vivência dos seus conhecimentos. 

Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) a Extensão é debatida para reafirmar sua dimensão formativa e a importância de sua introdução curricular. A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) realizou na última quarta-feira (18) a Audiência Pública “Curricularização da Extensão na UFTM: contexto, desafios e avanços” com intuito de dialogar sobre os desafios e apresentar à comunidade acadêmica o trabalho que tem sido realizado por sua equipe. 

O intuito do encontro foi demonstrar “o cenário atual da curricularização da Extensão na UFTM, apresentar os desafios e contexto onde a gente quer e precisa chegar”, destaca a Pró-Reitora de Extensão Substituta, Aline Dessupoio Chaves. A curricularização ou creditação é o processo de introdução das atividades de Extensão nas matrizes de todos os cursos de graduação do país de modo a contemplar 10% da carga horária total do curso, destacou a servidora técnico administrativa Adélia Carolina Bassi.

Apoio Pedagógico
O Setor Pedagógico da PROEXT desenvolveu um material de orientação com a finalidade de apresentar à comunidade acadêmica dados relevantes sobre a curricularização. No material, encontram-se os principais recursos desenvolvidos para auxiliar docentes, discentes e técnicos administrativos nas mais diversas etapas de desenvolvimento das ações de Extensão.  O objetivo é subsidiar o processo desde a criação, registro, implementação e desenvolvimento das atividades. Todas as informações apresentadas podem ser acessadas no site da PROEXT.

Dentre as ferramentas criadas há a Consulta Pública de ações registradas no SIEX, ferramenta destinada à divulgação e pesquisa de atividades em execução. É um recurso que oferece transparência e facilita o acesso às ações informações das atividades em desenvolvimento, além de promover o diálogo ao permitir o contato com o coordenador responsável pela ação. 

Extensão na universidade
Outro recurso apresentado foi a Oferta de Creditação no SIEX, ferramenta pensada para facilitar o processo e estabelecer uma ponte entre os coordenadores de ações e os discentes. Permite ao proponente cadastrar e gerenciar vagas para discentes atuarem em ações de extensão como membros da equipe executora. Os estudantes consultam as vagas abertas, observando os critérios e o perfil exigido e se candidatam às vagas. Os discentes podem se inscrever pelos sistemas SISCAD e SIEX. 

Extensão e a Comunidade
A Pró-Reitora Substituta da PROEXT, Aline Chaves, ressaltou que encontra-se disponível o levantamento de Demandas da Comunidade, espaço criado pela pró-reitoria para ouvir e divulgar as necessidades e desafios das instituições, associações e organizações da sociedade. 

O objetivo é fortalecer o vínculo entre a universidade e a comunidade, incentivando o desenvolvimento de ações de Extensão que integrem o conhecimento acadêmico aos saberes comunitários. As demandas são recolhidas através de um formulário aberto ao público e posteriormente divulgadas aos professores, alunos e técnicos com o objetivo de viabilizar essas ações.

Avanços 
A Pró-Reitora de Extensão Substituta, Aline Dessupoio Chaves salientou que a UFTM se destacou no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) por ter adequado e desenvolvido ferramentas informatizadas destinadas especialmente à creditação. Evidenciou ainda a importância da utilização dos recursos para aprimoramento e celeridade do processo. Por fim, apresentou boas práticas em Extensão que são ideias e experiências vindas de outras universidades que podem ser discutidas e implementadas no atual contexto da UFTM. 

 

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão Universitária



 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página