Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professor da UFTM lança livro na UFMG, durante Reunião Brasileira de Antropologia
Início do conteúdo da página
LIVRO

Professor da UFTM lança livro na UFMG, durante Reunião Brasileira de Antropologia

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2024, 19h56


Capa do livro

A 34° Reunião Brasileira de Antropologia (34° RBA) com a temática "Territórios vivos, corpos plurais. Antropologia e saberes críticos", foi palco de lançamentos de livros. O professor Doutor Alberto Luiz Pereira da Costa Coordenador do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM fez o lançamento no dia 24/07 às 18h:30 de seu novo livro intitulado "O Abandono da Educação do Campo no Brasil: pistas para uma Educação Matemática Descolonial" publicado pela editora: Kotter Editorial e lançado na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG - Campus Pampulha em Belo Horizonte, MG.

 
Momento do Lançamento do Livro na UFMG.

O evento de Antropologia teve o intuito de trazer à tona de acordo com a 34° RBA:  "às diferentes lutas sociais e resistências em defesa da vida, dos territórios e dos corpos plurais diante dos contextos de crise e violências vividos e observados no Brasil e no mundo, na contemporaneidade". No momento do lançamento de livros ocorreu a programação cultural do 56° Festival de Inverno da UFMG.


Livro e marca página bordado pelo Coletivo Linhas do Horizonte, BH - MG. 

O livro tem o Prefácio do Professor Doutor Dante Galeffi da UFBA – Campus de Salvador/Bahia, Posfácio da Professora Doutora Maria Raquel Miotto Morelatti da FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente, Orelha do livro escrita pelo Professor Doutor José Carlos Miguel da FCC/Unesp - Campus de Marília e Apresentação do Professor Doutor Francisco Cláudio Alves Marques da FCL/Unesp - Campus de Assis que aponta: O que era para ser uma investigação sobre a licenciatura da educação do campo, tratada com base na educação popular, tornou-se um estudo de relativa abrangência quando a complexidade da proposta exigiu que o autor adentrasse as veredas históricas da educação no Brasil. A constante busca por dados e fatos que dessem conta de percorrer, com uma visada crítica, os meandros históricos e filosóficos do ensino no Brasil, das escolas jesuíticas às atuais escolas do campo, norteou a trajetória do autor por diversas veredas epistemológicas que, de início, pareciam inconciliáveis, mas que, ao fim e ao cabo, acabaram convergindo para a comprovação das hipóteses e para o estabelecimento de algumas respostas às inquietações que se impuseram ao longo da pesquisa. Aliando espírito crítico e sensibilidade poética, o autor visitou poetas e filósofos para tratar de questões que relacionam educação, sociologia, ensino da matemática, política e resistência – resistência, aliás, por suas múltiplas faces.

A obra é uma reflexão antropológica, sociológica e Descolonial do Ensino de Matemática sobre as escolas do campo, a formação de professores e a investigação em universidade. O livro demonstra a complexidade de fazer pesquisa, considerando o processo de pistas descolonial com intuito de busca por esperança em um mundo de utopias.

 

Fotos: acervo Prof. Alberto

registrado em:
Assunto(s): Lançamento de Livro
Fim do conteúdo da página