UFTM realizou o Fórum Interdisciplinar sobre Ações Afirmativas, Diversidade, Equidade, Prevenção da Violência, Acessibilidade e Inclusão
Na segunda-feira, dia 22, a UFTM, por meio de parceria da PROACE, a PROPPG, a PROENS e a PROEXT, realizou um fórum interdisciplinar para debater a elaboração de suas políticas institucionais de ações afirmativas, diversidade, equidade, acessibilidade e inclusão e de prevenção, combate e mitigação dos danos da violência.
A programação foi aberta com o momento cultural protagonizado pelo servidor e egresso da UFTM Wellington Sabino, que interpretou poemas de sua autoria que mobilizaram toda a plateia com sua abordagem do racismo.
Em seguida, houve a palestra “Ações afirmativas e transformação social: a experiência da UFSCAR”, proferida pelo Prof. Dr. Djalma Ribeiro Junior, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, seguida de debate com a plateia presente ao Auditório Esmeralda.
Na parte da tarde, houve a mesa-redonda “Inclusão, Acessibilidade, Diversidade e Gênero: ações possíveis”, com a apresentação de comunicações pela Profª Drª Débora Cristina Jeffrey, Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, da Profª Drª Vanessa Cristina Paulino, da UFSCAR, e do Prof. Dr. Matheus Nogueira Schwartzmann, da Comissão de Diversidade de Gênero e Sexual da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Assis. Em seguida, os quatro convidados responderam às perguntas da plateia, propiciando um rico momento de debate.
O Fórum foi o primeiro dos eventos programados pelos dois Grupos de Trabalho instituídos pela Reitoria e pelo CONSU para elaborar as políticas institucionais antiviolência e de ações afirmativas da UFTM. Em breve, será divulgado o calendário das audiências públicas, rodas de conversa e simpósios em que, a exemplo do Fórum, a comunidade acadêmica poderá ser parte ativa na formulação das referidas políticas.
Redes Sociais