Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Palestra: “Saberes e Fazeres Artesanais: do ponto do doce aos pontos do bordado em Peirópolis/Uberaba – MG”
CULTURA

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2024, 13h29

Palestrantes:
Prof. Dr. Alberto Luiz Pereira da Costa (UFTM)
Artesã e Terapeuta Ocupacional Ms. Angélica Carvalho Lemos (Doutoranda - UNIFESP)

Mediação:

Prof. Dr. Thiago Henrique Barnabé Corrêa
(Diretor Departamento de Desenvolvimento Cultural-UFTM)

Data: 28/07 – Horário: 14h
Local: Anfiteatro do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis – Museu dos Dinossauros.

Na palestra pretendemos apresentar um recorte dos resultados das ações extensionistas de dois projetos que foram desenvolvidos na Universidade com a temática do artesanato, o primeiro o projeto Deixar a boca cheia d'água: um estudo etnográfico na associação de doceiras de Peirópolis com a realização do Guia com o intuito de difundir a revisão integrativa sobre a trajetória dos doces caseiros de Peirópolis, em específico da Associação Comunitária. Cabe informar que o relato de experiência deste projeto foi publicado na Revista de Educação Popular (UFU) na Edição Especial "A práxis educativa em uma perspectiva freireana” de 2021, artigo intitulado “Deixar a boca cheia d'água extensão universitária na Associação Comunitária Peirópolis de Artesanato e Doces Caseiros, autores Alberto Luiz Pereira da Costa e Angélica Carvalho Lemos.

O segundo projeto de extensão intitulado Universidade Aberta ao Artesanato, Artesã e Artesão (UNA2RTE), ação extensionista pioneira e inspirada na ação de inserção que ocorre na América Latina de ações denominadas universidade aberta a terceira idade. O público-alvo da UNA2RTE são os artesãos e artesãs com a promoção de ações que colaboram para a salvaguarda do artesanato tradicional.

Importante informar que ambos os projetos foram aprovados pela Pró-reitoria de Extensão da UFTM e são vinculados ao Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática – UFTM tendo como coordenação o professor Alberto Luiz Pereira da Costa do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM. Estes projetos têm o intuito de trabalhar na valorização das artesãs e artesãos da cidade de Uberaba/MG, com objetivo da difusão da produção do artesanato local e de seus modos de fazer e saber que são peculiares da região, bem como de fortalecer ações de valorização e proteção deste patrimônio material e imaterial.

Foto: UNA2RTE

O que seria de uma comunidade e sobretudo do turismo, se não houver a resistência dos genuínos e tradicionais artesãos e artesãs, a exemplo as doceiras com dedicação e muita delicadeza generosa na cozinha e nos quintais.

O fazer manual do bordado, da cerâmica, dos teares e etc., é parte integrante de nossas raízes culturais, que fazem parte da sociedade que muitas vezes é a única fonte econômica de um grupo da comunidade. Paulo Freire em seu livro Educação como prática de liberdade (1994, p.117) nos apresenta a compreensão de “[...] que tanto é cultural o boneco de barro feito pelos artistas, seus irmãos do povo, como cultura também é a obra de um grande escultor, de um grande pintor, de um grande místico, ou de um pensador. Cultura é a poesia dos poetas letrados de seu país, como também a poesia de seu cancioneiro popular. Que cultura é toda criação humana”.

Assim, durante a palestra almejamos trazer para o debate estes fazedores de cultura popular é um caminho promissor que a extensão e a pesquisa devem adentrar para contribuir na valorização e preservação da cultura regional. Desta forma, a palestra buscará disseminar o terreno fértil do artesanato local, território este que esperançamos florir de um turismo de base comunitária com seu cuidado ambiental e pessoal para com todas e todos.

Esta atividade integra a programação do Festival de Inverno de Peirópolis, que este ano com a temática “do Infinito ao Fugaz” entre os dias 22 a 28 de julho de 2024, evento este que a UFTM é apoio.

Inscrições para a  palestra intitulada “Saberes e Fazeres Artesanais: do ponto do doce aos pontos do bordado em Peirópolis/Uberaba – MG”: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu76iWaYPg1IsQ-VcAw4mSZ7ogh4bEdg6AkLparmFaf61skw/viewform

registrado em:
Assunto(s): Palestra , Bordado , Peirópolis