Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > LAFICS realizará o evento "60 anos do golpe militar no Brasil”, de 22 a 24 de abril
golpe militar

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 23h13

No ano em que o golpe militar de 1964 faria 60 anos, presenciamos uma sucessão de eventos que jogaram pimenta no imaginário político brasileiro. Uma suposta tentativa de golpe, ainda sob investigação, escancarou a fragilidade da democracia, reconquistada a duras penas.

O Brasil se integra a um movimento ameaçador encontrado em outras partes do mundo. Vimos democracias regredindo ao autoritarismo em lugares tão distantes e diversos como a Hungria, a Turquia, a Índia e até os Estados Unidos, a insígnia das liberdades democráticas. Para piorar, o retrocesso tem sido caracterizado como um movimento de baixo para cima, com líderes autoritários chegando ao poder por meio do voto popular ao invés dos golpes de estado impulsionados pelas elites, como vimos há algumas décadas.

Este cenário desafia o senso comum acadêmico segundo o qual a democracia é ponto pacífico como o melhor sistema político. Embora os estudos claramente conectem a democracias ao bem-estar individual, seja em termos econômicos, sociais ou políticos, em oposição às ditaduras, não podemos ignorar a pimenta nos olhos que foi o surgimento do slogan “intervenção militar já” bradado sem qualquer constrangimento nos anos do governo Bolsonaro.

Neste contexto o LAFICS (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais) da UFTM realizará o evento “60 anos do golpe militar no Brasil”, composto por palestras, mesas-redondas e workshops, com o intuito de promover a divulgação de estudos, pesquisas e experiências sobre o golpe militar e seus desdobramentos.

O evento tem como público-alvo os estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, servidores da UFTM, pesquisadores e comunidade em geral. Desse modo, o evento contribuirá para a formação intelectual de estudantes e pesquisadores, além de possibilitar espaço de intercâmbio de conhecimentos com profissionais de outras instituições do país e interação com a comunidade interessada na temática.

Inscrições: https://www.even3.com.br/60-anos-do-golpe-militar-no-brasil-443946/