Projeto de Iniciação Científica pesquisa sobre histórias de lutas dos negros em Uberaba
O interesse em aprimorar os estudos e compreensão sobre a história de lutas e resistências da comunidade negra de Uberaba foi a motivação para o Projeto de Iniciação Científica “História de lutas dos negros em Uberaba: um estudo das práticas socioculturais da religiosidade e festejos” desenvolvido pela professora do Curso de História da UFTM, Leandra Domingues Silvério. Por meio de um olhar histórico, busca-se interpretar as práticas sociais da religiosidade e dos festejos organizados pelo povo negro.
Segundo a responsável pelo projeto, no Brasil ainda são alarmantes os dados de racismo e discriminação, entre outros, contra as religiões brasileiras de matriz africana. Para Leandra, a educação tem por intenção eliminar a discriminação étnico-racial, combater o racismo e toda ordem de preconceitos contra o povo negro e seus modos de viver, trabalhar, divertir, de suas histórias e culturas. A pesquisa se insere na expectativa desse combate e na preocupação com a formação inicial do discente do curso de Licenciatura em História. "Acreditamos que a educação tem um papel relevante na transformação desses fatos e estatísticas em especial aquela voltada para as histórias e culturas Afro-Brasileiras e Africanas, respaldada pela lei 10.639/2003", concluiu.
A proposta metodológica visa ao levantamento e análise de documentação disponível no Arquivo Público Municipal de Uberaba, bem como de materiais disponíveis em associações, organizações e entidades dos negros em Uberaba, que tratam e registram o processo histórico de constituição da sua religiosidade e de seus festejos e, em caso de se constatar a falta dessa documentação, serão analisados os motivos para tal. Entrevistas com membros da comunidade para ampliação e aprimoramento da análise documental levantada poderão integrar a metodologia, caso ao longo da pesquisa surja necessidade de investigação com membros da comunidade negra, representantes do poder público, organizações e instituições diretamente relacionadas à temática.
O “Projeto de Iniciação Científica - História de lutas dos negros em Uberaba: um estudo das práticas socioculturais da religiosidade e festejos”, realizado pela professora Leandra Domingues Silvério Victor Hugo Nunes, faz parte do projeto de pesquisa "História, Cultura e Resistência Afro-Brasileira e Africana: estudos de práticas sociais e modos de vida, trabalho, lutas e movimentos sociais no combate ao racismo, preconceito e discriminação étnico-racial", cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM. Tal projeto está vinculado aos estudos e pesquisas realizadas no Núcleo de Estudos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Nehcaba), sob coordenação da professora Leandra.
Redes Sociais