UFTM: sua profissão aqui - Biomedicina
O curso de Biomedicina da UFTM é o terceiro curso mais antigo da UFTM, com a primeira turma aberta no ano de 1999, ainda no tempo da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM. Atualmente, oferta 48 vagas anuais e tem a duração de quatro anos (oito períodos semestrais), contando com mais de 50 docentes se dedicando à formação de biomédicos efetivamente capacitados para mercado de trabalho.
A professora Fernanda Machado Fonseca, biomédica, formada em 2006, docente na UFTM desde 2018, trabalha com os componentes curriculares de Estágio Supervisionado em Análises Clínicas I e II no curso de Biomedicina, exercendo atualmente, também, a função de coordenadora do curso. Com mestrado concluído em 2009, em Patologia Clínica na UFTM, e doutorado em Ciências da Saúde, em 2013, também pela UFTM, traz ricas experiências do tempo em que realizou o estágio em sua graduação, bem próximo ao que hoje supervisiona enquanto docente: “No estágio em Análises Clínicas, tínhamos a oportunidade de participar de todas as etapas de realização de exames laboratoriais, desde a coleta de sangue dos pacientes à execução e interpretação do laudo laboratorial. Acredito que a parte profissionalizante do curso funciona como um termômetro da profissão. É nesse momento que o aluno consegue identificar como será a sua jornada de trabalho após se tornar um profissional e também consegue perceber se é aquilo que deseja para a sua vida profissional”, destacou.
Prof.ª Fernanda Machado Fonseca (Biomedicina/UFTM)
Quanto ao mercado de trabalho, a professora Fernanda reconheceu que a concorrência tem sido observada, não só em Biomedicina, mas em qualquer área, chamando a atenção para o fato de que para se chegar à remuneração compatível desejada e ao destaque na área de atuação, a qualificação profissional é imprescindível, necessariamente com disposição para contínua aprendizagem, afirmando que atualmente o curso de Biomedicina possui mais de 30 áreas de habilitações, entre elas a área de Análises Clínicas (ambiente laboratorial, exames de sangue, coleta de amostras biológicas, interpretação e liberação de laudos, etc.), áreas de pesquisa, docência universitária entre outras: “a qualificação é de extrema importância, independente da área que o profissional vai decidir seguir. Atualmente, outras grandes áreas da Biomedicina também vêm-se destacando no mercado, como a biomedicina estética, a perfusão extracorpórea e a gestão laboratorial, por exemplo”, explicou.
Professora Fernanda, à esquerda, e a discente Giovana Beatriz Capuz Moreto do curso de Biomedicina da UFTM
Professora Fernanda frisou que para se dedicar à Biomedicina se faz necessário trazer como perfil a curiosidade, com aptidão para estudar, ler e pesquisar, com iniciativa e espírito ativo para se atualizar sempre que necessário, sobretudo diante das novas tecnologias em saúde, externando sua satisfação em trabalhar com estágio no curso de Biomedicina: “trabalhar nas disciplinas de estágio me permite fazer duas coisas das quais gosto muito: ensinar e atuar na minha profissão. Sempre que entro em um laboratório, busco também incentivar e inspirar os meus alunos a buscarem sempre o melhor dentro da Biomedicina. A troca diária é muito enriquecedora e espero estar conseguindo cumprir bem este meu propósito”.
Atualmente no 8º período do curso de Biomedicina, a discente Ana Carolina Gomes Teixeira está com grande expectativa para a colação de grau. Afirmou que sempre teve muita atração pela área da saúde e para investigar o que acontece no corpo humano, o que a levou a vir da cidade de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, MG, onde finalizou o ensino médio, ingressando no curso de Biomedicina da UFTM em 2019, encontrando o que almejava: “no curso de Biomedicina pude identificar e classificar os causadores de doenças, uma vez que o curso tem foco direcionado para área da pesquisa e estudos voltados para a promoção da saúde”, destacou.
O estágio, já finalizado, Ana Carolina fez em Análises Clínicas, no Hospital de Clínicas da UFTM, apontando que, por meio dessa etapa de formação, conseguiu consolidar na prática o que aprendeu na teoria durante o curso: “nas atividades somos supervisionados por um tutor, que ensina sobre as diversas tarefas realizadas e acompanha o desempenho. Entre as muitas habilidades que eu aprendi, estão coleta, triagem, análise das amostras, realização e análise de exames clínicos, dentre outras”.
Ainda sobre o estágio, Ana Carolina percebeu ser local para adquirir experiências, maturidade, com relevante preparação, inclusive, para o mercado de trabalho diante da ressignificação das teorias e práticas da profissão, revelando ainda suas expectativas como futura biomédica, demonstrando que dará continuidade ao seu desenvolvimento profissional, buscando ampliar as competências já adquiridas.
Foto: Ana Carolina Gomes Teixeira, discente de Biomedicina (UFTM)
Sobre o curso, Ana Carolina lembrou que está em alta no mercado da saúde, uma vez que situações como a pandemia, por exemplo, passaram a se tornar assunto de vigilância constante, explicando que a procura por profissionais biomédicos será cada vez maior, tanto para a atuação clínica quanto laboratorial, segmentos de diagnóstico, pesquisa e inovações tecnológicas. Chamou a atenção para o desafio assim como para a oportunidade de formação no curso, externando para aqueles que tiverem interessados em escolher essa profissão: “entre no curso, no início a gente leva um susto e acha que não vai conseguir por ser muita informação ao mesmo tempo, mas não tenha medo, faça”, finalizou.
Fotos: créditos/participantes
Este texto constitui parte do projeto de ensino “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido pela Divisão de Apoio ao Ensino - DAEN/DGE/PROENS, contando com parceria do Cefores e da Comunicação Social/UFTM. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
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