Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Evento sobre o SUS e saúde mental ocorrerá na UFTM no mês de maio
Início do conteúdo da página
Saúde mental

Evento sobre o SUS e saúde mental ocorrerá na UFTM no mês de maio

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 13h51

No próximo dia 17 de maio ocorrerá no Auditório Turmalina, junto ao Centro Educacional da UFTM, em Uberaba, das 8h às 17h, o evento “SUStentar o Cuidado em Saúde Mental nos Territórios: mobilizar pessoas e tecer redes em defesa da vida”.

Sob coordenação da professora da UFTM Rosimar Alves Querino, vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde – ICS, o evento é uma realização do Grupo PET-SUS-UFTM (GT RAPS), da Secretaria Municipal de Saúde, da Fundação Gregório F. Baremblitt e do Programa de Extensão Territórios de Vida – UFTM.

Voltado para usuários do Sistema único de Saúde  - SUS, familiares/cuidadores, trabalhadores e gestores de instituições da Rede de Atenção Psicossocial, trabalhadores e gestores da Rede SUS e da Rede SUAS e comunidade acadêmica em geral, a realização do evento pretende criar espaço para diálogo de modo a aprimorar o cuidado em saúde mental nos territórios. Trata-se de mobilização dos diferentes protagonistas - usuários, familiares/cuidadores, trabalhadores, gestores e pesquisadores - para a discussão dos avanços e desafios para o fortalecimento do cuidado em saúde mental nos territórios.

Conforme a professora Rosimar, a partir do reconhecimento da importância do mês de maio para o Movimento da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, o evento  é o coroamento das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Aprendizagem Tutorial (PET-SUS - RAPS) UFTM, o que oportunizará na integração ensino-serviço-comunidade benefícios para o cuidado e para a formação de profissionais com engajamento ético-político em defesa dos direitos humanos e de políticas públicas construídas com base nos territórios.

A programação prevê realização de exposição de artes, apresentação cultural do Coral da APAE – É preciso saber viver!, mesas-redondas, grupos de trabalho, finalizando-se com confecção de cartazes para realização da Caminhada da Luta Antimanicomial.

Conforme os organizadores, está previsto certificado de participação de 8 horas. As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas por meio do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Para conhecer a programação completa e mais informações, acesse a PÁGINA DO EVENTO

 

Artes/imagens: orgs. evento

registrado em:
Fim do conteúdo da página