Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto disponibilizará manuscritos sobre filosofia e história colonial e imperial do Brasil
Início do conteúdo da página
Origens

Projeto disponibilizará manuscritos sobre filosofia e história colonial e imperial do Brasil

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 08h47

A Série Scripta Brasiliensia, um projeto de edição bilíngue de manuscritos inéditos com o objetivo de tornar acessível a historiadores de filosofia e às comunidades científicas nacionais e internacionais um conjunto de documentos inéditos brasileiros provenientes do Maranhão, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi aprovada neste mês de março e iniciará suas edições on-line com previsão de duração de 10 anos.

O projeto é interinstitucional  e contará com colaboradores na UFMT, UFMG, FAJE/BH, UFRGS, PUCRS, UNIFRA, IESMA/MA, Universidade de Coimbra e Universidade de Lovaina, sendo desenvolvido pelos grupos de pesquisa de cada uma das instituições parceiras.

Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o grupo de pesquisa que desenvolverá as atividades é o Studia Brasiliensia (CNPq), sob a coordenação do professor Lúcio Álvaro Marques, do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Laboratório de Filosofia e Ciências Sociais, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFTM, que foi o proponente do projeto da Série, será o responsável pela pesquisa e estará à frente.

Conforme o professor Lúcio, o projeto de edição da Série foi aprovado no dia 1º de março de 2023 pela embaixadora Márcia Loureiro, do Ministério das Relações Exteriores. O ministro Almir Nascimento, diretor da Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG, e o diretor da Editora da FUNAG, Henrique Sardinha, serão os responsáveis pela edição da Série.

Primeira página do Manuscrito 380 do Cursus Philosophicus do Frei Manuel dos Anjos, escrito em 1756, no Mato Grosso (imagem em edição).

 

O material será um conjunto de manuscritos filosóficos inéditos dos séculos XVIII e XIX em edição bilíngue (latim-português) em formato on-line. Serão produzidas "edições críticas" dos manuscritos com base nas formas de editio principes, editio diplomatica e editio critica com a finalidade de tornar acessível aos interessados em filosofia o maior acervo de escritos filosóficos coloniais e imperiais brasileiros - até então inéditos. Os manuscritos reúnem textos sobre lógica, física (filosofia da natureza), teoria do conhecimento, metafísica, direito, ética e política (sobretudo acerca da questão da escravidão dos povos originário e africano). A Série será disponibilizada sem qualquer fim lucrativo pela Editora da FUNAG do Ministério das Relações Exteriores: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/

O público-alvo da Série são estudantes, pós-graduandos, pesquisadores e especialistas em ciências humanas interessados em pesquisar filosofia colonial e imperial brasileira.

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Arte/imagem: Lúcio A. Marques/UFTM

Fim do conteúdo da página