INPI concede a primeira Carta Patente à UFTM
Na última terça-feira, 24 de maio de 2022, foi publicada na seção de patentes da Revista de Propriedade Industrial, edição/2681, a primeira Carta Patente à UFTM, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.
A tecnologia patenteada, intitulada “Dispositivo para auxílio de tarefas manuais”, desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e a Universidade de São Paulo - USP, é um modelo de utilidade que se insere no campo das tecnologias relacionadas a utensílios adaptados para pessoas com limitações motoras decorrentes de limitações ocasionadas por tremor nas mãos.
O dispositivo é simples, de fácil interação, e promove independência e segurança à mão do usuário durante o desempenho de atividades diárias, podendo ser utilizado por pessoas com Doença de Parkinson, paralisia cerebral, lesão medular, acidente vascular encefálico ou outras desordens neurológicas.
Conforme o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, a carta patente garante à UFTM e à USP a propriedade intelectual sobre a tecnologia, tendo como inventores a professora Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UFTM; o pesquisador da área de Engenharia Mecânica, Artur Valadares de Freitas Santos, da USP; e a professora Zilda de Castro Silveira, também da USP.
O pedido de patente de modelo de utilidade foi depositado em 18 de outubro de 2016, publicado em 2 de maio de 2018 e concedido em 24 de maio deste ano, com um prazo de validade de 15 anos, válido a partir de 18 de outubro de 2016. Além dessa patente, a UFTM possui mais 28 pedidos em análise pelo INPI, sendo 16 de titularidade exclusiva da UFTM e 12 em cotitularidade com outras instituições.
Mais informações, ACESSE: CARTA PATENTE Nº BR 202016024314-4
Redes Sociais