Livro sobre os primeiros anos da criação da FMTM é publicado por pedagoga da UFTM
O livro "A criação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: primeiros anos (1953-1960)" foi publicado no início desse mês, no formato digital (e-Book), com download gratuito, no sítio eletrônico da Editora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
Sonia Maria Gomes Lopes, autora do livro, pedagoga da UFTM, há pouco mais de um ano no quadro de servidores aposentados, trabalhou durante 28 anos na UFTM, atuando como pedagoga na Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico - DATP, unidade da Pró-Reitora de Ensino - PROENS. Já ocupou por vários anos a gestão da DATP e desenvolveu atividades de assessoria pedagógica relativa aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e eventos voltados para a formação docente.
O livro – que ainda será lançado no formato impresso – apresenta a dissertação do mestrado desenvolvido pela autora na linha 'História e Historiografia da Educação' do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU.
A pesquisa registrou os primeiros passos da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, entre 1953 e 1960, período em que a Faculdade de Medicina foi criada, instalada e federalizada. Relatou a participação de alguns atores importantes nesse processo, como políticos, médicos, fundadores, primeiros professores, alunos e funcionários técnico-administrativos.
A redação foi organizada em três capítulos que abordam, respectivamente, os aspectos históricos da constituição do município de Uberaba, com enfoque na educação; os primeiros médicos que atuaram na cidade e as motivações que deram origem à FMTM; e informações sobre a constituição do corpo docente, discente, a primeira matriz curricular do curso de Medicina e como ocorreu o processo de federalização da Instituição.
A obra é um referencial instrumento de valorização da memória histórico-educativa local, já que a FMTM foi a primeira faculdade do gênero na região e a segunda no interior do estado de Minas Gerais.
Acesse o livro:
A criação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: primeiros anos (1953-1960)
Redes Sociais