UFTM: sua profissão aqui - História
O curso de licenciatura em História começou na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM em 2009. Ofertando 60 vagas anuais, conta com qualificado corpo docente em dedicação exclusiva que atua diretamente em diversas ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à ampla formação do curso.
Docente no curso desde sua criação na Instituição, professora Sandra Mara Dantas atualmente trabalha com os componentes curriculares das áreas de Teoria da História e História do Brasil Republicano. Cursou mestrado em História Social na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, finalizando em 2001, e doutorado na Unesp-Franca SP, em História Social, concluído em 2009.
Foto: Professora Sandra Mara Dantas (História/UFTM)
Graduada em História em 1996, pela UFU, traz a experiência de ter realizado estágio de docência na Escola de Educação Básica da própria UFU, quando vivenciou a realidade do cotidiano da sala de aula com turmas de ensino fundamental e também com educação de jovens e adultos, frisando o quanto a oportunidade de trabalhar com essas diferentes faixas etárias possibilitou perceber o processo de construção da consciência histórica em diversos estágios da vida, “dessa experiência ressalto o contato com os alunos da terceira idade que ensinaram muito sobre suas vivências. Também estagiei em um centro de documentação e pesquisa histórica para vivenciar como atua o historiador diante das diferentes fontes históricas”, destacou e complementou.
Sobre as possíveis áreas de atuação para egressos do curso de História, professora Sandra afirmou que a educação básica é o principal campo nos diferentes níveis de ensino, podendo também se trabalhar em espaços não formais de aprendizagem, como em ONGs e em espaços de memória, como centros culturais, arquivos, museus. “Outra perspectiva que tem crescido para atuação dos egressos é a consultoria para projetos de caráter social, patrimonial ou cultural e realização de pesquisas históricas para diferentes órgãos públicos e privados. Há também a possibilidade de produção de conteúdo histórico para mídias sociais”, explicou.
Quanto ao mercado de trabalho, também complementou que, além da docência, há um promissor mercado com a produção de pesquisas para divulgação em diferentes espaços, salientando ainda que, para quem faz a opção pela carreira acadêmica, cursando mestrado e doutorado, há a perspectiva de atuação docente em faculdades e universidades. Questionada sobre as qualidades e o perfil necessário para ingresso no curso de História, declarou que se deve “fundamentalmente gostar de leitura e ter a mente aberta para as diferentes possibilidades de aprendizagem, de abordagem e análise do processo histórico. A disposição para pesquisa em diferentes suportes também é importante”.
Foto: Professora Sandra (Centro de Documentação e Memória - CDM, CE/UFTM)
Professora Sandra afirmou que foi a primeira professora a ingressar no curso de História da UFTM, que literalmente viu o curso nascer, demonstrando orgulho e satisfação diante de todo o processo de construção vivenciado na Instituição. “Como afirma o historiador francês Antonie Prost, a história nos permite viver muitas vidas, isto é, conhecer diferentes experiências dos sujeitos (individuais e coletivos) e como o mundo social vai sendo construído ao longo da trajetória histórica. Isso é algo incrível que nos mostra que as possibilidades são inúmeras e o processo histórico está aberto, todos são sujeitos”, finalizou.
Com a colação de grau prevista para final deste ano letivo de 2023, a discente Mariana Fresneda de Andrade ingressou no curso de licenciatura em História em 2019, quando veio da cidade de Fernandópolis SP, motivada, sobretudo, para compreender os aspectos da vida individual e da sociedade de um modo geral, o que começou a despertar, segundo ela, já no ensino médio e diante das histórias que ouvia enquanto adolescente, “ampliou-se quando percebi os diversos domínios que as ciências humanas possuem, bem como as diferentes áreas em que o historiador, em seu ofício, pode atuar”, explicou.
Mariana, que já atuou com monitoria de disciplinas, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid e atualmente está do Programa de Residência Pedagógica - PRP, estagiou na educação básica em escola da rede pública e também mencionou que teve oportunidade de estagiar em um museu, o que propiciou para ela o desenvolvimento de atividades pedagógicas de cunho educativo em espaços não formais de ensino, pesquisa em História, produção de materiais paradidáticos e montagem de mostras museológicas.
Questionada sobre como ficou sabendo sobre essas possibilidades de atuação e campos de estágio, respondeu que foi por meio de editais disponibilizados no e-mail institucional e por anúncios nos murais da universidade, destacando o quanto importante foram essas experiências para sua formação: “ambos ambientes de estágio foram elementos formadores da minha identidade enquanto docente e historiadora. É a partir da prática que se torna possível moldar um perfil profissional de acordo com sua própria identidade” frisou.
Foto: Mariana Fresneda de Andrade, discente do curso de História/UFTM, no CDM/CE
Quanto às expectativas para o futuro, Mariana afirmou que pretende conquistar espaços na docência de História, assim como na área de pesquisa. Mostrou-se realizada com a escolha do curso: “vivenciar o curso de História na UFTM tem sido uma experiência única. Para além de uma ótima formação profissional, há a possibilidade de diversas oportunidades de experiência enquanto professor e educador, muitas áreas para a pesquisa em História, com um corpo docente excelente”, finalizou.
Fotos: créditos/participantes
Este texto constitui parte do projeto de ensino “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido pela Divisão de Apoio ao Ensino - DAEN/DGE/PROENS, contando com parceria do Cefores e da Comunicação Social/UFTM. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
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