HC-UFTM inaugura heliponto e laboratórios de urgência e emergência com investimento de quase R$ 9 milhões
Nova estrutura qualifica atendimento a pacientes críticos e reforça integração entre ensino, serviço e assistência
Foto: Luis Adolfo / UFTM
Com estrutura voltada ao transporte aeromédico e à formação acadêmica, a Unidade Profª Drª Maria Cristina Silva foi inaugurada nesta sexta-feira, 11 de julho, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh. A nova edificação, que abriga o heliponto do hospital e as instalações dos laboratórios de urgência e emergência, contou com investimento de R$ 8.991.558,10, proveniente de convênio entre a UFTM e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Localizada no topo do novo prédio, a área de pouso e decolagem para helicópteros será usada principalmente pelo Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e permitirá o atendimento a pacientes críticos da macrorregião do Triângulo Sul, que inclui Uberaba e mais 26 municípios. Segundo o tenente-coronel Vital, comandante da Companhia Especial de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, a estrutura representa um ganho real para o atendimento na região. “Essa estrutura do heliponto permite uma redução do tempo de resposta nos atendimentos traumáticos e clínicos. Antes, pousávamos no UTC (Uberaba Tenis Clube), com deslocamento de até 20 minutos até o hospital. Agora, esse tempo é eliminado, o que pode evitar sequelas graves e salvar vidas”, destacou.
Além do heliponto, o novo prédio de 3.670 m² amplia a capacidade de atendimento do pronto-socorro do hospital, com salas de acolhimento, psicologia e assistência social. Também estão previstas instalações para os Laboratórios de Análises Clínicas, Anatomia Patológica e o Centro Colaborador, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Haverá ainda espaços de simulação realística, voltados ao desenvolvimento de habilidades de residentes e alunos da graduação, fortalecendo a integração entre ensino e serviço.
Foto: Luis Adolfo / UFTM
Durante a solenidade, a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Gouvêa, afirmou que a nova estrutura reforça a linha de cuidado da urgência e emergência em toda a rede regional. “Ela dá celeridade e segurança ao transporte de pacientes críticos, qualifica o cuidado intra-hospitalar e fortalece a formação profissional com laboratórios e salas de simulação”, afirmou, destacando também o impacto positivo para as equipes assistenciais.
Foto: Luis Adolfo / UFTM
A reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, lembrou que a atual gestão assumiu a obra em 2023 com o compromisso institucional de concluí-la, mesmo não tendo sido iniciada por sua equipe. “As instituições são maiores que as pessoas. Ao recebermos esse projeto, nos mobilizamos para sua execução e, com isso, reafirmamos o papel da UFTM como uma universidade pública comprometida com a saúde e a educação de qualidade”, afirmou.
Ela também ressaltou o simbolismo dos recursos utilizados na construção. “Estamos falando de uma obra financiada pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) decorrente do rompimento da barragem de Brumadinho. Isso nos impõe uma responsabilidade ética com a vida humana. Transformamos dor em reparação social, investindo em um espaço que salva vidas e fortalece o SUS”, pontuou. A reitora ainda agradeceu o apoio da Ebserh e de todas as equipes envolvidas no planejamento, execução e adaptação do hospital durante a construção.
Foto: Luis Adolfo / UFTM
Representando o Governo de Minas Gerais, o secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, elogiou a eficiência com que o investimento estadual foi aplicado. “É muito bom ver o investimento da educação sendo empregado com tanta competência. Essa entrega será um diferencial para salvar vidas e também para aproximar a educação básica do ensino superior, que é uma das nossas metas no estado”, afirmou.
Foto: Luis Adolfo / UFTM
O prédio recebeu o nome de Unidade Profª Drª Maria Cristina Silva em homenagem à primeira superintendente do HC-UFTM, médica e professora do Departamento de Clínica Médica da universidade. Maria Cristina Silva foi uma das responsáveis pela implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a primeira mulher a ocupar cargo de direção no hospital.
Além das autoridades citadas, compuseram o dispositivo de honra: o presidente da Sociedade Civil Organizada de Uberaba e Região, Antônio José Bessa Ferreira; o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Josias Soares de Freitas Júnior; o comandante da 5ª Região da Polícia Militar, coronel Rodrigo Wolf Luz; a superintendente regional de Saúde, Ana Maria Bernardes; a vice-presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa, Rejane Cussi; o prefeito universitário da UFTM, Elcides Rodrigues da Silva; a superintendente do HC-UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira; a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; e a vice-reitora da UFTM, Meire Soares Ataíde.
Foto: Luis Adolfo / UFTM
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Unidade de Comunicação Regional 19 - HC-UFTM.
Por Felipe Monteiro, com colaboração de Ana Luiza Cassimiro
Redes Sociais