Inauguração do Laboratório Multiusuário no Campus Iturama
Foi inaugurado na última quarta-feira, 9 de julho, o novo espaço do Laboratório Multiusuário (Multilab) no Campus Universitário de Iturama. A nova estrutura tem foco em análises para a comunidade acadêmica e planeja, em breve, expandir seus serviços para atender a comunidade externa e setores produtivos de Iturama e região. O Multilab-Iturama representa um avanço significativo para o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento regional.
O Laboratório Multiusuário, desenvolvido na atual gestão da Reitoria, centraliza recursos e os torna mais acessíveis, otimizando a infraestrutura de pesquisa da universidade. O Multilab-Iturama representa um marco de transparência e sustentabilidade na utilização de equipamentos institucionais. O coordenador do Multilab-Iturama, Professor Fábio Gorzoni Doro, destaca que "esse espaço, construído com um esforço coletivo, tem agora suas atividades efetivamente iniciadas, principalmente voltadas à análise de fertilidade de solos. A partir do estabelecimento de rotinas bastante sólidas, passaremos a atender a comunidade de Iturama e região".
A colaboração entre a gestão da UFTM, a direção do campus Iturama, docentes e técnicos foi destacada na inauguração do Multilab. Foram direcionados agradecimentos à Reitora Marinalva Barbosa; ao Pró-Reitor de Pesquisa, Júlio Cesar Gonçalves; ao Diretor do Campus Universitário de Iturama, Professor Mauro Ferreira Machado; ao Diretor Pró-tempore do Instituto de Ciências Agrárias, Exatas e Biológicas, Professor Alexsander Seleguini. Uma realizada uma menção especial ao professor do curso de Agronomia, Aguinaldo José de Freitas Leal, cuja contribuição com o planejamento e aquisição do equipamento de Absorção atômica em 2016 foi considerada de fundamental importância para o funcionamento do Multilab. Também foram ressaltados os apoios recebidos de membros da comunidade externa à UFTM.
A Reitora da UFTM destaca que é fundamental o trabalho e o diálogo constante com a gestão. "Esse trabalho coletivo que nós fizemos aqui precisa seguir. Ele é importante para a gente conseguir desenvolver projetos como esse", frisou Marinalva Barbosa. Espera-se que o laboratório se torne um polo de conhecimento e inovação, reforçando a missão da UFTM. "A expectativa é que discentes, docentes, técnicos e a comunidade de Iturama realmente vejam nesse espaço um lugar de ensino, aprendizado, produção de conhecimento, inserção e fortalecimento da UFTM na região", concluiu a Reitora Marinalva Barbosa.
Redes Sociais