Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Projeto de Extensão implementa atividades na Associação Beneficente 8 de Setembro

Publicado: Quarta, 09 de Julho de 2025, 17h58
 
 
 
O projeto de extensão “Educação em Saúde para Idosos Institucionalizados: descanse, mas não pare”, implementou na sede da Associação Beneficente 8 de Setembro - Asilo Santo Antônio, um estudo piloto nesta quarta-feira, 9 de julho. A etapa inicial realizará coleta de dados, realização de ajustes e validação da proposta, que se encontra em fase de aperfeiçoamento e melhorias ao longo dos próximos quatro meses. A expectativa é que, a partir dos resultados obtidos, o projeto possa ser expandido para outras Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), beneficiando um número ainda maior de residentes.
 
O projeto de extensão é  uma iniciativa interdepartamental entre os cursos de Física, Fisioterapia, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia UFTM/UFU e Associação Beneficente 8 de Setembro – Asilo Santo Antônio. A coordenação do projeto é da professora do Departamento de Fisioterapia Aplicada, Lislei Patrizzi. A proposta se constitui em utilizar assistente virtual baseada em um sistema automatizado, desenvolvido pelo docente do Departamento de Física, professor Elias Oliveira Serqueira, atendendo demandas específicas de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), promovendo saúde, funcionalidade e qualidade de vida por meio de tecnologias acessíveis e inovadoras. 
 

A primeira versão da assistente virtual foi desenvolvida no Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas Vítreos e Cristais (LaDeSViC), como uma solução tecnológica voltada à promoção da saúde e à redução do comportamento sedentário, oferecendo  sequências programadas de exercícios físicos de baixo impacto ao longo do dia. Os exercícios foram planejados no Laboratório de Fisioterapia e Saúde Coletiva (LABFISCO) e incluíram movimentos para membros superiores, membros inferiores, para coordenação motora e exercícios respiratórios, todos realizados com os idosos sentados, garantindo segurança e adesão durante a execução. A veiculação das orientações será realizada por meio do sistema de som ambiente da instituição, promovendo acessibilidade e integração com a rotina dos residentes, sem necessidade de manuseio direto por parte dos idosos ou cuidadores.

A iniciativa reafirma o compromisso da UFTM com a promoção da saúde pública, inovação tecnológica e responsabilidade social — pilares fundamentais da universidade pública brasileira. “Projetos como este exemplificam como o conhecimento científico, aliado à prática extensionista e à colaboração interdisciplinar, pode gerar transformações concretas e significativas na vida da população, especialmente em grupos socialmente vulneráveis como os idosos institucionalizados”, afirma a coordenadora do projeto,  professora Lislei Patrizzi. Para o professor Elias Oliveira Serqueira  “essa ação representa a materialização do papel da universidade como agente de transformação social, integrando ciência, tecnologia e responsabilidade para promover o bem-estar coletivo, com foco em iniciativas concretas e acessíveis para segmentos da sociedade que mais necessitam de atenção e cuidado.”
registrado em:
Assunto(s): EXTENSÃO
Fim do conteúdo da página