Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão

Corrida de Orientação e Práticas Educacionais foi realizada no último sábado, 5 de julho

Publicado: Terça, 08 de Julho de 2025, 18h57

 

Foi realizada no último sábado, 5 de julho, no campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a Corrida de Orientação e Práticas Educacionais. O evento extensionista é coordenado pelo professor do curso de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Ricardo Vicente Ferreira, pela professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Elisa de Almeida, e pelo aluno Rodrigo Borges do 5° período do curso de Geografia da UFTM.

A Corrida de Orientação é uma atividade esportiva e pedagógica que envolve deslocamento físico e tomada de decisões a partir da leitura de mapas e do conhecimento geográfico. No evento, os alunos participaram de um circuito previamente planejado, no qual precisavam encontrar pontos de controle distribuídos pelo campus, utilizando mapas e bússolas. A atividade exigia leitura atenta, trabalho em equipe, estratégia e noções de localização e direção em espaço real.

Na preparação da Corrida de Orientação e Práticas Educacionais foi realizado o  planejamento do percurso, a elaboração dos mapas, a produção dos materiais e a realização de oficinas introdutórias sobre leitura cartográfica, uso da bússola e fundamentos da corrida de orientação.

Alunos do ensino médio do IFTM e do 5º ao 9º ano do Colégio Machado de Assis participaram do evento. O público-alvo são adolescentes da educação básica, entre 13 e 18 anos.  As equipes, formadas por alunos das duas instituições, participaram da prova em um ambiente de integração e cooperação. Ao final, foram realizadas premiações com medalhas e troféus.

Também participaram da Corrida de Orientação e Práticas Educacionais os alunos do curso de Geografia da UFTM,  Miguel de Oliveira Costa, Luiz Martins Netto e Mateus Menali Arantes; docentes e coordenadores do IFTM e do Colégio Machado de Assis.

A proposta da Corrida de Orientação e Práticas Educacionais se estendeu ao projeto Educação Geográfica em Movimento: práticas pedagógicas em espaços alternativos, coordenado por docentes do IFTM. O projeto visa fomentar práticas educativas interdisciplinares por meio de atividades que integrem corpo, espaço e raciocínio lógico, promovendo a articulação entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.

 

registrado em:
Assunto(s): Extensão
Fim do conteúdo da página