Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Audiência Pública

Dúvidas sobre a aceleração na carreira dos servidores técnicos-administrativos da UFTM é tema de audiência pública

Publicado: Quarta, 21 de Maio de 2025, 16h32

 

 

 

Na última terça-feira (20) foi realizada, no Auditório Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Audiência Pública com o tema “Aceleração da Progressão dos Técnicos Administrativos em Educação”.

Na abertura do evento, a pró-reitora de Recursos Humanos, Stela Mariana, salientou os pontos a serem discutidos e que qualquer dúvida não sanada na audiência pública, a PRORH fará atendimento individualizado a cada servidor da UFTM. Quanto à aceleração, “o servidor ou servidora que estiver no padrão IV, subirá três níveis na nova tabela; o que estiver no padrão III, subirá dois níveis na tabela e o que estiver no padrão I, subirá um nível”, orientou a pró-reitora de Recursos Humanos. Agora, a partir da nova tabela salarial dos servidores técnicos-administrativos em Educação (TAES) a progressão por capacitação ocorrerá a cada 5 anos de efetivo exercício, subindo um nível na tabela salarial.

Segundo Eduardo André, da Seção de Avaliação e Desenvolvimento de Carreiras (Sadec), a UFTM iniciará no mês de julho o pagamento das acelerações. “O pagamento retroativo das respectivas acelerações que o servidor ou servidora tem direito será realizado em lotes por ordem alfabética, a partir do mês de julho”, informou Eduardo. A portaria coletiva que autoriza o pagamento dos retroativos está prevista para ser publicada até o dia 30 de maio.

A pró-reitora de Recursos Humanos, salienta que o processo de pagamento na universidade é realizado de forma manual, por isso não é possível fazer de forma automatizada.  Segundo Stela Mariana, “a atualização no pagamento acontece da mesma forma quando o servidor pede uma progressão. Estamos seguindo o mesmo fluxo e temos um grande número de servidores que têm direito à aceleração retroativa a janeiro de 2025". Stela orienta a qualquer servidor que tiver dúvida quanto ao seu contracheque, que procure a divisão de pagamento, no prédio da Reitoria, para que a dúvida seja sanada.

A reitora da UFTM, professora Marinalva Barbosa, destacou que após a nota publicada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as universidades federais emitiram uma nota informando sobre a aceleração dos servidores técnicos-administrativos, fruto da negociação na greve de 2024, realizada pela categoria dos técnicos. “As decisões estão tomadas e o que for direito dos servidores e estiver ao nosso alcance, nós faremos”, ressaltou a reitora da UFTM. Marinalva também destacou que as universidades emitiram um comunicado sobre a aceleração para suas respectivas comunidades acadêmicas, porém o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) ainda não se manifestou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página