PÓS-GRADUAÇÃO
Seleção de novos Docentes para Credenciamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM), ingresso 2025. Níveis: Mestrado e/ou Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no uso de suas atribuições regimentais, faz saber que estarão abertas as inscrições para credenciamento de 5 (cinco) novos Docentes Permanentes para o Programa nos níveis de Mestrado e de Doutorado no período de 01/05/2025 a 18/05/2025, conforme disposto no Edital N.º 01/2025/PPGE/UFTM de 30 de abril de 2025.
O PPGE oferece o Curso de Mestrado reconhecido pela Portaria n° 609, de 14 de março de 2019, DOU de 18 de março de 2019, e o Curso de Doutorado autorizado pela Portaria nº 50, de 15 de junho de 2020, ambos situados na Área de Conhecimento da CAPES “Educação”. O programa possui um aspecto multidisciplinar e interdisciplinar, sendo sua área de concentração na CAPES “Educação”, tendo a Linha de Pesquisa “Fundamentos e Práticas Educativas”, a qual apresenta como foco o desenvolvimento de investigações, em diferentes níveis e modalidades, sobre questões acerca da epistemologia da Educação, políticas educacionais, teorias e práticas, currículo, da digitalização, metodologias e processos de ensino nos ambientes escolares e não escolares, por meio da análise, da crítica e da reflexão.
Sua Linha de Pesquisa é composta por 3 (três) Eixos estruturantes que delimitam, especificam e promovem a organicidade dos docentes dentro do PPGE, sendo:
- EIXO I: Cultura, Linguagens e Tecnologias. Descrição: Investiga a educação e sua relação com as culturas, linguagens e tecnologias, considerando as políticas públicas e os diferentes saberes. Discute questões relacionadas às práticas educativas, à formação e trabalho docente, frente aos processos de implantação, aplicação e gestão das tecnologias no contexto de ensino e aprendizagem. Analisa, a partir das pedagogias críticas, temas próprios à contemporaneidade e ao contexto educativo científico, tecnológico, ambiental e intercultural, com enfoque para o direito à educação e à inclusão social.
- EIXO II: Espaços Educacionais e Processos Formativos. Descrição: Investiga, em diferentes níveis e modalidades, as questões das teorias e práticas pedagógicas, do currículo, da identidade, do desenvolvimento profissional docente, das metodologias e processos de ensino nos ambientes escolares e não escolares, por meio da análise, da crítica e da reflexão. Aborda e problematiza os processos formativos relacionados às diversas áreas do conhecimento e da pesquisa científica com foco na dimensão educacional.
- EIXO III: Educação e Sociedade. Descrição: Investiga os fundamentos da educação em diferentes tempos, espaços e perspectivas epistemológicas, envolvendo estudos filosóficos, sociológicos, históricos, discursivos e político-educacionais. Aborda os diferentes sujeitos, a construção e a circulação de concepções educacionais. Procura compreender a formação humana na relação entre educação e sociedade.
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- Telefone (34) 3700-6937
- Edital de seleção
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
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