Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ministério da Educação

Inscrições para o Sisu 2025 começarão no dia 17 de janeiro

Publicado: Quinta, 26 de Dezembro de 2024, 13h53

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) publicou no dia 26 de Dezembro de 2024, o Edital n°16/2024 para o Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU), destinado ao ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela instituição no primeiro semestre de 2025. O processo abrangerá os Campi Sede em Uberaba e o Campus Universitário de lturama. A Pró-Reitora de Ensino da UFTM, Patrícia Maria Vieira, ressaltou que a seleção dos candidatos será regida pela Portaria Normativa MEC nº 21/2012, além de leis e decretos específicos que norteiam a inclusão e reserva de vagas para cotistas. A UFTM oferecerá 944 vagas no total, com no mínimo 50% destinado ao sistema de cotas, conforme previsto na Lei nº 12.711/2012 e normativas complementares. O Edital n°16/2024 e as publicações referentes ao processo seletivo, estão disponíveis nos endereços eletrônicos de cada campus, Uberaba e Iturama:

Uberaba: http://www.uftm.edu.br/graduacao/uberaba/sisu

Iturama: http://www.uftm.edu.br/graduacao/iturama/sisu

Inscrições de 17 a 21 janeiro de 2025


Normas Gerais
Para se inscrever no processo seletivo é necessário que o estudante tenha o Ensino Médio completo e tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024 e não tenha zerado a prova de redação. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu.


Vagas e Resultados
Serão disponibilizadas 944 vagas, sendo 50% das vagas destinado ao Sistemas de Cotas. Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente dos pontos obtidos no ENEM 2024, seguindo critérios específicos de pesos, notas mínimas e médias de cada curso, conforme previsto em edital. A primeira chamada para matrícula será realizada pelo SISU, enquanto as chamadas subsequentes ficarão a cargo da UFTM, utilizando a lista de espera. A divulgação das listas de convocações ocorrerá por meio de links específicos do processo seletivo para cada campi, Uberaba e lturama.


Matrícula e Início das Aulas
Os candidatos convocados para matrícula deverão apresentar os documentos conforme previsto em edital e os candidatos convocados nas vagas reservadas pela Lei de Cotas deverão apresentar documentos complementares para comprovar serem público-alvo da vaga. O não cumprimento dos procedimentos previstos implicará na perda do direito à vaga. O início das aulas ocorrerá conforme o calendário acadêmico de cada campus.


Disposições Finais
O cronograma de procedimentos, chamadas e matrículas pode ser consultado no Anexos I do Edital. É de responsabilidade exclusiva do candidato observar os procedimentos e prazos estabelecidos, bem como os demais prazos do Calendário de Chamadas e Matrículas que integram o Edital. A UFTM disponibilizará acesso gratuito à internet para inscrição nos seus campi, conforme as datas previstas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página