PIBID

PIBID/UFTM abre inscrições para seleção de alunos e professores

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 09h22

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) acaba de lançar os Editais nº 02 e 03 de 2024, referentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Coordenado pela professora Ingrid Nunes Derossi, o programa busca selecionar alunos de licenciatura e professores da educação básica para participação nas atividades do PIBID, nos campi de Uberaba e Iturama. As inscrições vão de 24 de outubro a 4 de novembro de 2024.

Objetivos do PIBID

O PIBID tem como missão incentivar e valorizar a formação de novos professores para a educação básica, promovendo uma maior integração entre a educação superior e as escolas públicas. Entre seus principais objetivos estão:

• Elevar a qualidade da formação inicial de professores;
  • Inserir licenciandos na rotina das escolas públicas, criando oportunidades para práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares;
  • Fortalecer a articulação entre teoria e prática, promovendo experiências que ajudem a superar desafios no processo de ensino-aprendizagem;
  • Envolver professores da rede pública como coformadores dos futuros docentes, consolidando a parceria entre educação básica e ensino superior.

Edital nº 03/2024 – Seleção de Alunos de Licenciatura

O Edital nº 03/2024 abre inscrições para discentes dos cursos de licenciatura da UFTM, dos campi Uberaba e Iturama, visando à formação de cadastro reserva para futuras vagas de bolsas de Iniciação à Docência. Podem se inscrever alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura que tenham interesse em atuar como futuros docentes.

Edital nº 02/2024 – Seleção de Professores Supervisores

O Edital nº 02/2024 destina-se à seleção de professores da rede pública de ensino, que atuam nas escolas parceiras do PIBID, para atuação como supervisores dos subprojetos do programa. Os professores selecionados serão responsáveis por acompanhar e orientar os licenciandos nas atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas.

Mais informações: