Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Biografias femininas do período colonial na Wikipedia são objeto de trabalho de projeto do curso de História
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Biografias femininas do período colonial na Wikipedia são objeto de trabalho de projeto do curso de História

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 09h05

 O projeto de extensão “As Mulheres no/do Brasil colonial: biografias na Wikipédia” está sendo finalizado por uma equipe composta por quinze estudantes do curso de História da UFTM, coordenado pela docente Ilana Peliciari Rocha. Foi desenvolvido com o propósito central de ampliar biografias de mulheres da história do/no Brasil colonial na plataforma Wikipedia, por meio da colaboração ativa de discentes do curso de História. A ação se concentrou na seleção, pesquisa e criação de biografias, bem como na revisão e aprimoramento de conteúdo existente, com o objetivo de oferecer uma narrativa histórica mais inclusiva.

Parte da equipe do projeto de extensão da UFTM
Parte da equipe do projeto de extensão da UFTM

 

De acordo com Ilana, o projeto surgiu a partir de duas experiências, “uma disciplina eletiva sobre História das Mulheres no Brasil Colonial que resultou em uma extensão em escolas públicas de Uberaba e de um curso que participei Wikipédia para Professores Universitários, do Projeto Mais Teoria da História na Wiki, composto por várias IFES no Brasil”. O projeto da UFTM recebeu apoio do grupo do “Mais Teoria da História na Wiki” e está em fase de finalização, na etapa de avaliação.

 A equipe de discentes extensionistas foi formada por quinze estudantes divididos em cinco grupos. Cada grupo escolheu verbetes de biografia de mulheres do/no período colonial. “Como ninguém do grupo ainda tinha contato com a plataforma Wikipedia, optamos por editar verbetes e não criar verbetes novos. Cada grupo fez a edição de dois verbetes. Ao final, foram oito biografias editadas: Maria Graham, Chica da Silva, Felipa Maria Aranha, Dandara dos Reis Palmares, Hipólita Jacinta, Clara Camarão, Rosa Egipcíaca e Luiza Mahin. O objetivo foi buscar informações adicionais e complementar as referências dos verbetes escolhidos”, explicou.

Ilana com integrantes do projeto de extensão
Ilana (1ª à dir.) com integrantes do projeto de extensão

 

Além de capacitar discentes em habilidades acadêmicas e tecnológicas relevantes e contribuir para a criação de uma história mais inclusiva e diversificada na Wikipédia, o projeto teve como objetivo fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo um aprendizado significativo e aplicável. O projeto foi aprovado preliminarmente em edital da Extensão Universitária da UFTM para prosseguir as atividades em 2024 e, desta vez, na modalidade com bolsa.

 

Fotos: arquivo do projeto de extensão da UFTM

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página