Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cerca de 400 usuários da USF Romes Cecílio foram atendidos por projeto de educação em saúde da UFTM
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Cerca de 400 usuários da USF Romes Cecílio foram atendidos por projeto de educação em saúde da UFTM

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 08h01

O projeto de extensão “Acadêmicos Técnicos de Enfermagem em Ação: saúde, escola e comunidade” promove ações de educação em saúde na Unidade de Saúde da Família - USF Dr. Romes Cecílio, no bairro Morumbi, e na comunidade adscrita, tendo atingido cerca de 400 pessoas desde seu início. A equipe coordenada pela enfermeira e servidora técnico-administrativa Joyce Mara Gabriel Duarte, mantém membros permanentes, são enfermeiros que atuam no curso técnico de Enfermagem do CEFORES/UFTM, enfermeiros da unidade de saúde e alunos do curso técnico e da graduação em Enfermagem. 

Joyce e equipe do projeto na USF
Joyce (no meio) e equipe do projeto na USF

 

O projeto de extensão realiza atividades de educação em saúde na unidade ou em outros locais da comunidade que atendam ao público específico. As atividades têm como objetivo principal orientar a população sobre cuidados com a saúde e informar sobre os serviços que a rede de saúde municipal oferece, bem como os disponíveis na Unidade de Saúde Dr. Romes Cecílio. Há um cronograma mensal ou quinzenal de temas que são abordados.

Ação do projeto no setembro amarelo
Ação do projeto no setembro amarelo

 

Os profissionais da unidade e alunos do curso técnico de Enfermagem participam de todas as etapas, desde de a elaboração do material didático, elaboração da dinâmica/ação, realização da atividade e avaliação. “Nessas ações, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, aprender sobre metodologias de ensino em educação em saúde, compreender e aplicar a promoção à saúde, estabelecer vínculo com a comunidade e o serviço, e principalmente, empoderar-se e sentir-se valorizado, enquanto acadêmico de curso técnico de Enfermagem, como parte da equipe de saúde e responsável pelo seu processo de aprendizagem”, afirmou Joyce. 

Campanha sobre hepatite
Campanha sobre hepatite

 

Já foram abordados temas como: Tabagismo, prevenção de Hepatites, Agosto Dourado, Setembro Amarelo, Dia Nacional do Idoso, Prevenção de IST's, Dia Mundial do Diabetes, Novembro Azul, Conscientização sobre Doação de Sangue e Janeiro Branco. Outros temas, como Dezembro Laranja, já foram incluídos, por demanda do serviço e do público. 

 

Equipe do projeto em orientações sobre o tabagismo
Equipe do projeto em orientações sobre o tabagismo

 

Além da elaboração de material informativo, foram usadas abordagens diversas para a participação do usuário da unidade, como aplicação de um questionário “Mitos e Verdades”, uso de fantasias, construção de painel interativo com ajuda dos usuários, entre outras metodologias. De acordo com a coordenação do projeto, há mais temas que estão sendo elaborados para realizar em outros espaços da comunidade.

 

Fotos: Projeto de extensão Acadêmicos Técnicos de Enfermagem em Ação/UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página