Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professora da UFTM integra o novo Consórcio para a Implementação da Farmacogenética na Espanha e Ibero-América
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Professora da UFTM integra o novo Consórcio para a Implementação da Farmacogenética na Espanha e Ibero-América

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 08h52

Nasce o Consórcio para a Implementação da Farmacogenética na Espanha e na Ibero-América, constituído pela Sociedade Ibero-Americana de Farmacogenética e Farmacogenômica (SIFF) - vinculada à Rede Ibero-Americana de Farmacogenética e Farmacogenômica (RIBEF), a Sociedade Espanhola de Médicos de Atenção Básica (SEMERGEN) e a Rede Latino-Americana de Genética Humana (RELAGH). O Consórcio foi assinado dia 7 de fevereiro em Madrid, Espanha, e tem como objetivo proporcionar um ponto de encontro, formação, debate e transferência de conhecimento entre pesquisadores e médicos de Cuidados Primários, de forma a promover a aplicação da medicina personalizada na atividade assistencial dos sistemas nacionais de saúde em benefício dos pacientes.

Professora Fernanda (3ª pessoa da dir. para esq.) na criação do Consórcio em Madrid
Professora Fernanda (3ª pessoa da dir. para esq.) na criação do Consórcio em Madrid

 

O consórcio é uma plataforma para promover a formação e o desenvolvimento profissional na gestão clínica da medicina de precisão nos sistemas nacionais de saúde, bem como para a troca de experiências e a transferência de conhecimentos. A professora de Genética do ICBN/UFTM, Fernanda Rodrigues Soares, integrante da nova parceria, afirma que "a criação deste consórcio é de suma importância para a implementação da medicina personalizada na América Latina, tendo em vista que as guias de recomendação terapêutica atuais são feitas com dados da população europeia. A ideia deste consórcio é adaptar as recomendações para nossas populações levando em consideração sua miscigenação e heterogeneidade genética".


Os testes genéticos e genômicos constituem um elemento essencial, tanto para a prevenção, diagnóstico e prognóstico de doenças de alto impacto na saúde (como as doenças raras e oncológicas ou as doenças crônicas e degenerativas), como para a seleção de tratamentos melhores e mais seguros para os pacientes. A incorporação da informação genômica na prática clínica para a prescrição de determinados tratamentos é um dos grandes desafios dos sistemas de saúde de Espanha e da América Latina. Na Espanha, aliás, este é um compromisso importante depois da apresentação pelo Ministério da Saúde do catálogo comum de testes genéticos integrado na Carteira Comum de Serviços do Sistema Nacional de Saúde, no dia 23 de janeiro.

Segundo o médico Adrián Llerena Ruiz, coordenador da Rede Ibero-Americana de Farmacogenética e Farmacogenômica (RIBEF), vinculada à Sociedade Ibero-Americana de Farmacogenética e Farmacogenômica, “a criação deste Consórcio é um marco importante que marcará um antes e depois em Espanha e na Ibero-América na formação e desenvolvimento profissional na gestão clínica da medicina personalizada. Este será o principal espaço de troca de experiências e transferência de conhecimentos sobre medicina personalizada, o ponto de encontro entre investigadores e médicos para avançar na aplicação da farmacogenética”, acrescenta Llerena Ruiz.

 

Texto: Fernanda Rodrigues Soares/UFTM

 

Foto: Consórcio para a Implementação da Farmacogenética na Espanha e na Ibero-América

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página