Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão faz exposição sobre doces artesanais de Peirópolis
Extensão Universitária

Projeto de extensão faz exposição sobre doces artesanais de Peirópolis

Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 13h37

O programa de extensão “Interfaces ente Artes, Ciências & Matemática”, sob a coordenação do professor da UFTM, Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e da Educação – Icene, apresenta à comunidade da UFTM neste mês de dezembro o projeto de extensão universitária, exposição virtual: “Deixar a boca cheia d’água”.

Segundo o professor Alberto, o intuito da proposta é desenvolver um trabalho de valorização da memória no fazer artesanal dos doces de Peirópolis, Uberaba, Triângulo Mineiro, MG. O projeto “Deixar a boca cheia d’água: um estudo etnográfico na associação de doceiras de Peirópolis” tem como principais pilares o resgate cultural, incentivar a troca intergeracional e a inserção dos princípios do turismo de base comunitária. Dessa forma, busca compreender a cultura das doceiras e doceiros, as fontes de aprendizagem do fazer artesanal, ações solidárias e o propósito de produzir os doces como fonte de renda.

O professor Alberto ainda afirma que o título da exposição virtual é uma expressão que nos remete aos tempos de nossas avós, vivência com as doceiras e a prosa na varanda. “Ao mexer o tacho e confeccionar o alimento ‘doce’, a boca enche d’água, e a troca intergeracional se mantém presente de mãe para filha. A rede de saberes, a valorização do conhecimento tradicional do fazer artesanal dos doces, a própria partilha, o ponto de encontro, a aprendizagem comunitária, tudo isso foi possível identificar no círculo de cultura que desenvolvemos na associação em Peirópolis, MG”, destaca.

Os doces produzidos pela Associação Comunitária de Artesanato e Doces Caseiros não possuem conservantes e são feitos tudo a mão, tudo no braço, expressão típica na fala dos artesãos e que ressalta a não adoção ou inserção de máquinas no processo de confecção.

Neste momento da pandemia, a associação estará aberta aos sábados, domingos e feriados para venda dos doces artesanais. É importante comentar que Peirópolis é um polo cultural e científico que oferece uma diversidade cultural e uma ampla área de natureza.

O projeto conta com equipe também formada pelos discentes bolsistas Hermes Assunção Silva, Letícia Mendonça Assis, Matheus Amaral e a professora Angélica Carvalho Lemos,  colaboradora externa do projeto.

ACESSE a Exposição Virtual (links):

www.instagram.com/programainterfacesuftm

www.facebook.com/programainterfacesuftm