Preparatório

Cursinho de Educação Popular da UFTM oferece 80 vagas para alunos de escolas públicas e seleciona acadêmicos extensionistas (Atualizada)

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 14h12

O Centro de Educação Profissional – Cefores publicou editais referentes ao Projeto Cursinho de Educação Popular – CEPOP, sendo o Edital nº 10, para processo seletivo simplificado para alunos interessados em participar do cursinho; e o Edital nº 9, para selecionar acadêmicos de graduação ou pós-graduação para ministrarem aulas, coordenarem áreas do conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC do Ensino Médio ou atuarem nas áreas de Gestão Pedagógica/Administrativa e Recursos Humanos e Gestão de Comunicação/Eficiência de Processos.

Para ser aluno do CEPOP

Poderão se inscrever candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escola pública. Será aceita inscrição de candidato de escola particular, desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral.

Ao todo são 80 vagas disponíveis. O curso terá duração de nove meses, de março a novembro de 2023. A seleção consistirá de prova objetiva contendo 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, de caráter classificatório.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico https://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/cursinho-educacao-popular  , e foram prorrogadas para ser realizadas de 9 de janeiro a 20 de fevereiro de 2023.

Mais informações sobre critérios de classificação, documentação completa necessária, demais normas, prazos e procedimentos, interessados deverão ler na íntegra o EDITAL Nº 10, de 2 de dezembro de 2022, documentos anexos e relacionados.

Para ser acadêmico extensionista no CEPOP

Para ministrar aulas (docência); coordenar áreas do conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio no Projeto Cursinho de Educação Popular-CEPOP; ou atuar nas áreas de Gestão Pedagógica/Administrativa e Recursos Humanos e Gestão de Comunicação/Eficiência de Processos é preciso ser acadêmico de graduação e/ou pós-graduação da UFTM.

O acadêmico deverá estar matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UFTM, sendo vedada a inscrição de alunos com matrícula trancada e de candidatos matriculados no último período da respectiva graduação. O acadêmico deverá ter disponibilidade de oito horas semanais para se dedicar ao projeto, em conformidade com a proposta de trabalho elaborada pela equipe coordenadora do projeto. Os candidatos bolsistas especificamente receberão bolsa no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), durante nove meses.

As inscrições para o projeto CEPOP estarão abertas de 3 a 15 de janeiro de 2023, exclusivamente pela internet, pelo endereço https://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/cursinho-educacao-popular , observando-se procedimentos e necessidade de documentos especificados no edital.

A seleção constará de entrevista individual que será realizada no período de 19 a 21 de janeiro de 2023 a ser informada por e-mail institucional de cada candidato, constando data e horário.

Para mais informações sobre critérios de classificação e desempate, número e distribuição de vagas, descrições e atribuições dos cargos, compromissos, demais normas e prazos, interessados deverão ler na íntegra o EDITAL Nº  9, de 2 de dezembro de 2022, documentos anexos e relacionados.