Extensão Universitária

Roda de conversa sobre direito à saúde de pacientes será nesta quarta-feira

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 14h07

*Na próxima quarta-feira, 7 de dezembro de 2022, das 18h às 21h, na Sala Porta Laranja do Centro de Pesquisa Prof. Aluízio Rosa Prata, da UFTM, ocorrerá uma roda de conversa do projeto "Defendendo vidas, compartilhando histórias: a luta pelo direito à saúde protagonizada pelas associações de pacientes e coletivos".

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos de Direito à Saúde (GEDS), vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Saúde e Sociedade (NUPESS) e está sob coordenação da professora Luciana Cristina Caetano de Morais Silva, do Instituto de Ciências da Saúde - ICS. O objetivo é promover o encontro de associações de pacientes e coletivos com a finalidade de oportunizar o compartilhamento de suas histórias em defesa da vida e cuidados em saúde de seus membros.

Conforme os organizadores, usuários de algumas associações de pacientes e coletivos de Uberaba estarão participando da roda de conversa. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, o evento marca o encerramento das atividades extensionistas do Grupo de Estudos de Direito à Saúde que conta, também, com a Exposição Fotográfica – Experiências de Advocacy em Saúde, instalada no Hall do Centro de Pesquisas da UFTM. As fotografias pertencem ao acervo das associações de pacientes e foram gentilmente cedidas para a exposição.

O evento também enfatiza a estratégia do advocacy que tem sido muito difundida como importante instrumento para a efetivação da Agenda 2030. Nesse sentido, as experiências das associações de pacientes e coletivos, a partir de suas estratégias de advocacy em Saúde, vem se constituindo em ações de defesa dos cuidados em saúde dos pacientes, contribuindo para o fortalecimento das políticas de saúde, por meio da participação social.

Podem participar discentes, docentes, usuários de associações de pacientes, coletivos e todos aqueles interessados no tema. São apenas 70 vagas. Interessados deverão se inscrever preenchendo o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO até o dia do evento ou dia em que as vagas se esgotarem.

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imagem: orgs. evento

*matéria retificada dia 5 de dezembro de 2022