Professora da UFTM é eleita membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 08h45

Professora da disciplina de Patologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Juliana Reis Machado e Silva, foi eleita na última quinta-feira, 1º de dezembro, membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências – ABC, uma das mais antigas e prestigiadas entidades do país que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. A docente toma posse em 1° de janeiro de 2023. A deferência conferida de membro afiliado é voltada para cientistas de até 40 anos de idade que já tenham atividades científicas destacadas em áreas de fronteira do conhecimento.

O nome da professora Juliana Reis Machado e Silva passou pelo escrutínio da assembleia geral da entidade que escolheu, então, os nomes por região brasileira. A docente foi escolhida por meio da região Minas Gerais e Centro-Oeste, na categoria de nomes pertencentes às Ciências da Saúde.

A professora Juliana Reis Machado e Silva é natural de Uberaba, Minas Gerais. É biomédica de formação e mestre, doutora e pós-doutora em Patologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM, onde leciona a disciplina de Patologia Geral. É professora permanente nos Programas de Pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás-UFG e no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UFTM, onde está na coordenação desde 2018. Atualmente, é coordenadora do Centro de Pesquisa em Rim- CePRim da UFTM e Núcleo de Ensino e Pesquisa em Rim-NuEPRim HC-UFTM, ambiente em que desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência. “Fazer parte da Academia Brasileira de Ciências é a materialização de um sonho que espero poder transmitir, em especial, às jovens brasileiras, incentivando-as a seguirem seus objetivos para fortalecermos a representatividade das mulheres na ciência”, afirmou Juliana.

Foto: arquivo pessoal/Juliana Reis Machado e Silva